sábado, outubro 14, 2006

Avaliação no Construtivismo

Hoje consegui ler o texto Para uma avalição construtivista, de Lino de Macedo, onde tem-se o propósito de analisar a avaliação da construção do conhecimento sob duas formas, estrutural e funcional, ambas baseadas no Construtivismo. Estrutural analisa o sujeito epistêmico, parte no nosso sistema cognitivo que compartilha com todo o mundo. São necessidades universais que nos permite interpretar a realidade física ou social. Funcional analisa o sujeito psicológico, parte do nosso sistema cognitivo que é da ordem do individual, que é datada espacial e temporalmente, que tem respostas específicas respeitadas as condições ou circunstâncias históricas que as geraram. Sendo considerada quatro formas básicas de avaliação: O quê? Como? Por quê? Para quê?
A avaliação no contexto escolar sempre foi um ponto de discussão, notas, aprovação, material didático, seriação escolar, qualidade de ensino, etc, como estamos avaliando nossos alunos?

Esta leitura traz a tona a discussão sobre estas duas estruturas que devemos levar em conta, a estrutural e o funcional, que muitas vezes avaliamos somente o produto do conhecimento deixando de lado o processo. E estas duas estruturas devem ser consideradas de modo coordenado entre si.

Correndo atrás do tempo....

Acho que não estou mais conseguindo acompanhar todos esses Proas. Estou tentando dedicar mais tempo na semana, mas o trabalho no NRE não permite, esta semana chegou a ilha do PRD, e estamos tentando aprender seu funcionamento; mas esse tempo não está sendo suficiente e o desânimo vem tomando conta.