terça-feira, julho 11, 2006

Apresentação e Atividades iniciais

O início de todo curso traz muitas expectativas,... o que vou "aprender", como acontecerá esse aprendizado, será que acompanharei o ritmo do curso,...expectativas habituais; mas com este curso pretendo aprender "muito" sobre a tecnologia na educação, meios de interação, metodologias com o uso ferramentas tecnológicas, programas para uso educacional, aprendizado a distância...Vamos ver o que acontece...até o final deste curso.
Relato e reflexões sobre as minhas primeiras atividades em grupo (Claudia, Everson, Juana e Érika).
Definir ou escolher dez palavras que definem/remetem a Projeto, atividade inicial, pareceu ser simples, mas no decorrer desta atividade com auxilio/orientação dos professores tornou-se uma atividade que pudemos refletir muito a respeito do que é projeto, principalmente quando houve empate no número de palavras entre os grupos da turma 5, como justificar a permanência desta ou daquela palavra que melhor se enquadra entre as dez palavras, e muito mais reflexão/discusssão/aprendizado quando houve a construção e a socialização do mapa conceitual. Palavras..não, conceitos, como é meu entendimento? Estabelecer primeiramente os conceitos ou durante o desenvolvimento da atividade estar conceituando? Penso: durante o desenvolvimento da atividade estar conceituando e esclarecendo melhor como o outro ou o grupo pensa a respeito da significancia de cada uma das dez palavras interligadas que melhor representa Projeto. E mais, o manuseio da ferramenta (Cmap Tools) para sintetizar o pensamento do grupo a respeito de Projeto. O computador, o programa, a ferramenta foi utilizada como um meio para expor/representar/confeccionar o mapa e não como um fim, ou seja, como aprender simplesmente manipular uma ferramenta educacional.
Outra atividade: Criação de blogs. Nesta atividade fica claro o quão importante é o registro do processo de aprendizagem e também a visão, o entendimento do que foi trabalhado.

2 comentários:

clau disse...

Olá, concordo quando fala sobre a importância de registrarmos toda forma de aprendizagem...

Blog Especialização - Claudia disse...

Érika também acho importante registrar o que fazemos, mas confesso que não tenho este bom hábito, pois com o passar do tempo perde-se muitas informações e idéias.
Até mais.
Cláudia