Esta leitura traz a tona a discussão sobre estas duas estruturas que devemos levar em conta, a estrutural e o funcional, que muitas vezes avaliamos somente o produto do conhecimento deixando de lado o processo. E estas duas estruturas devem ser consideradas de modo coordenado entre si.
sábado, outubro 14, 2006
Avaliação no Construtivismo
Hoje consegui ler o texto Para uma avalição construtivista, de Lino de Macedo, onde tem-se o propósito de analisar a avaliação da construção do conhecimento sob duas formas, estrutural e funcional, ambas baseadas no Construtivismo. Estrutural analisa o sujeito epistêmico, parte no nosso sistema cognitivo que compartilha com todo o mundo. São necessidades universais que nos permite interpretar a realidade física ou social. Funcional analisa o sujeito psicológico, parte do nosso sistema cognitivo que é da ordem do individual, que é datada espacial e temporalmente, que tem respostas específicas respeitadas as condições ou circunstâncias históricas que as geraram. Sendo considerada quatro formas básicas de avaliação: O quê? Como? Por quê? Para quê?
A avaliação no contexto escolar sempre foi um ponto de discussão, notas, aprovação, material didático, seriação escolar, qualidade de ensino, etc, como estamos avaliando nossos alunos?
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Um comentário:
Oi Érika!! Tens abandonado um pouco as tuas postagens aqui, que sempre trazem alguma reflexão... como percebes a questão da avaliação pensando-a para os PAs? E como avalias o processo de interação do grupo de vcs no wiki? Reflita um pouco sobre isto... Bjs. Suely
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