Bom, precisamos ter um diferencial em nossas aulas, principalmente apresentando novos recursos, novas tecnologias para assim poder dar mais ênfase e conseqüentemente dar mais ânimo aos alunos, onde eles não sintam-se obrigados, empurrados ou até mesmo presos a escola. Porém tende a ter uma contra proposta do órgão responsável, pois necessitamos de equipamentos que estejam em pleno funcionamento, principalmente uma internet de boa velocidade, que todos possam acessar ao mesmo tempo e que não haja o problema que existe hoje, de ficar caindo ou travada......
A educação a distância e o uso das tecnologias na educação é uma tendência mundial, a cada dia podemos perceber os avanços nesta modalidade de ensino. Em sala de aula, não dever ser diferente, precisamos avançar, motivar nossos alunos a aprender. Vejo que já tivemos avanços com o uso das tecnologias disponibilizadas pelo Governo, é claro que em alguns momentos com limitações. Resistência por parte de alguns sempre vai existir, o importante é incentivar aqueles que estão dispostos às mudanças para que possamos avançar.
Olá a todos! José Manuel Moran, consegue claramente expor toda a angustia de muitos professores com o texto sobre Educação e Tecnologias.E isto nos motiva à mudança, pois realmente não podemos continuar com um modelo de ensino ultrapassado. Concordo que a escola deve continuar a ser o centro da educação, mas o mais importante é o aprendizado. Então devemos mudar nossas metodologias de ensino e utilizar as tecnologias a favor da educação.Mas destaco que para que isto ocorra devem haver políticas de educação engajadas a proporcionar meios para que ocorram estas mudanças tão necessárias.
O texto sintetiza como poderá ser uma educação utilizando as tecnologias. O que me preocupa é até onde a tecnologia vai e até onde vai o professor? Será que se dermos atenção grande para as tecnologias em sala de aula não estaremos eliminando o professor? Como ficaria a relação professor-aluno? São questões a pensar, mas sem dúvida se não utilizarmos as tecnologias, principalmente a internet em sala de aula a educação ficará cada vez mais atrasada em relação às outras áreas, por isso é necessário que os professores como a se ligar nas tecnologias.
Oi, professora. A EaD (Educação a Distância) exige muitas horas de estudo e leitura, portanto posso afirmar que precisa-se realmente estar apto, ou seja, dividir o tempo do trabalho, lazer e capacitação para desenvolver um trabalho produtivo; pois acredito ser de grande valia para minha experiência tanto profissional quanto pessoal. Isto prova que para alguns cursos, como os de extensão ou capacitação, a EaD tem a função de ampliar o conhecimento por meio do desenvolvimento de um hábito flexível de estudo. Por outro lado, acredito que esse tipo de curso deve ser ofertado somente em casos de capacitação profissional e não com o objetivo de obtenção de titulação, como uma pós-graduação, por exemplo. Particularmente, acho que nesses casos a presença do aluno e sua interação direta com o professor sejam muito importantes para o processo de ensino-aprendizagem; pois sabemos que existem algumas diferenças entre professor e tutor. Ser professor significa estar em contato direto com os alunos em um ambiente escolar onde as atividades feitas são avaliadas pelo próprio professor e há um prazo para que o aluno realize uma determinada tarefa, podendo este tirar suas dúvidas sempre que precisar. Como tutor, acredito que o objetivo maior seja o acompanhamento do processo pelo qual o aluno está passando, o tempo para realização de uma tarefa é mais flexível, mas na maioria das vezes, os diálogos “virtuais” não acontecem em tempo real. Ambos os profissionais são importantes nesse novo processo de inclusão digital, a figura do professor nunca vai desaparecer, mas este deve estar sempre em constante aperfeiçoamento e com a EaD, os alunos/docentes são capazes de desenvolver sua autonomia e aprendem como o auxílio de um tutor, alguém que os guia, mas que faz com que o aluno procure as respostas. O fato de uma parte do curso ser presencial faz com que tanto os professores, participantes do curso, quanto o tutor possam dividir suas experiências com colegas da mesma área. Devemos então ressaltar a grande responsabilidade que temos, enquanto profissionais da educação, para que possamos estar preparados para atender as necessidades dos alunos, devemos nos atualizar, participar de cursos de capacitação, e outros que atendam as nossas necessidades e/ou especificidades como educador. Dessa maneira, a EaD está sendo bem vinda, afinal a tecnologia mais utilizada é o uso do computador, temos outras, como a televisão, o rádio e vídeo, mas acho que de todas o computador é o que mais utilizamos, seja para preparar as aulas, provas, trabalhos; pesquisar informações ou interagir com colegas de outras localidades, trocando ideias e experiências. Em síntese, o computador é um grande facilitador na vida do professor, pois é peça-chave para que as interações ocorram, mesmo que não sejam em tempo real. Desta maneira, com um profissional bem atualizado e capacitado, com certeza, as aulas serão mais atrativas, seja pelo uso da internet nos laboratórios de informática ou o uso da TV pendrive em sala de aula.
Mudar eis a questão. Toda a mudança implica em rever conceitos,deixar para trás algo que está enraizado em nossa cultura profissional,porém,não podemos temer o novo e se as novas tecnologias aí estão,porque não utilizá-las e torná-las ferramentas de ensino-aprendizagem.
Concordo que a educação precisa se adaptar ao mundo tecnológico também, como em vários outros setores. Não podemos ficar para atrás, utilizando-nos de meios cansativos e rotineiros em nossas aulas, pois nossos alunos anseiam por novas formas de aprendizagem, já que o mundo ao redor deles está evoluindo a cada dia. Acredito que o mais importante para que isso comece a acontecer são politicas publicas voltadas a melhoria da educação. O governo tem que dar condições a escola e ao sua equipe pedagógica para inovar com responsabilidade. E também, é claro, precisamos contar com a boa vontade de nossos educadores.
OLá pessoal. Concordo com você Giselle que para todos tenham acesso as tecnologias é necessário políticas educacionais que invistam tanto na estrutura como na formação do professor. O que devemos compreender é que o uso das tecnologias na educação podem determinar muitos avanços , democratizar e facilitar o acesso à informação para todos.
Sobre o texto Mudar pra valer: Acredito que a maior mudança começará a partir de nós educadores, com uma reflexão sobre a realidade do nosso trabalho e as tecnologias que estão ao nosso redor, para as quais não podemos fechar os olhos tampouco dizer que não são relevantes no processo ensino-aprendizagem do 3.0 milênio.
A tecnologia está ao nosso alcance, sendo assim precisamos aderir a ela para que dessa forma a nossa prática pedagógica seja diferente. O professor como qualquer outro profissional, deve aperfeiçoar-se buscando novos meios que instiguem a curiosidade e claro acima de tudo o aprendizado por parte dos alunos. Acabamos no fim nos acomodando e por isso talvez a grande resistência ao novo, a insegurança, o medo entre outros.
10 comentários:
Bom, precisamos ter um diferencial em nossas aulas, principalmente apresentando novos recursos, novas tecnologias para assim poder dar mais ênfase e conseqüentemente dar mais ânimo aos alunos, onde eles não sintam-se obrigados, empurrados ou até mesmo presos a escola. Porém tende a ter uma contra proposta do órgão responsável, pois necessitamos de equipamentos que estejam em pleno funcionamento, principalmente uma internet de boa velocidade, que todos possam acessar ao mesmo tempo e que não haja o problema que existe hoje, de ficar caindo ou travada......
A educação a distância e o uso das tecnologias na educação é uma tendência mundial, a cada dia podemos perceber os avanços nesta modalidade de ensino. Em sala de aula, não dever ser diferente, precisamos avançar, motivar nossos alunos a aprender. Vejo que já tivemos avanços com o uso das tecnologias disponibilizadas pelo Governo, é claro que em alguns momentos com limitações. Resistência por parte de alguns sempre vai existir, o importante é incentivar aqueles que estão dispostos às mudanças para que possamos avançar.
Olá a todos!
José Manuel Moran, consegue claramente expor toda a angustia de muitos professores com o texto sobre Educação e Tecnologias.E isto nos motiva à mudança, pois realmente não podemos continuar com um modelo de ensino ultrapassado. Concordo que a escola deve continuar a ser o centro da educação, mas o mais importante é o aprendizado. Então devemos mudar nossas metodologias de ensino e utilizar as tecnologias a favor da educação.Mas destaco que para que isto ocorra devem haver políticas de educação engajadas a proporcionar meios para que ocorram estas mudanças tão necessárias.
O texto sintetiza como poderá ser uma educação utilizando as tecnologias. O que me preocupa é até onde a tecnologia vai e até onde vai o professor? Será que se dermos atenção grande para as tecnologias em sala de aula não estaremos eliminando o professor? Como ficaria a relação professor-aluno?
São questões a pensar, mas sem dúvida se não utilizarmos as tecnologias, principalmente a internet em sala de aula a educação ficará cada vez mais atrasada em relação às outras áreas, por isso é necessário que os professores como a se ligar nas tecnologias.
Oi, professora.
A EaD (Educação a Distância) exige muitas horas de estudo e leitura, portanto posso afirmar que precisa-se realmente estar apto, ou seja, dividir o tempo do trabalho, lazer e capacitação para desenvolver um trabalho produtivo; pois acredito ser de grande valia para minha experiência tanto profissional quanto pessoal. Isto prova que para alguns cursos, como os de extensão ou capacitação, a EaD tem a função de ampliar o conhecimento por meio do desenvolvimento de um hábito flexível de estudo. Por outro lado, acredito que esse tipo de curso deve ser ofertado somente em casos de capacitação profissional e não com o objetivo de obtenção de titulação, como uma pós-graduação, por exemplo. Particularmente, acho que nesses casos a presença do aluno e sua interação direta com o professor sejam muito importantes para o processo de ensino-aprendizagem; pois sabemos que existem algumas diferenças entre professor e tutor.
Ser professor significa estar em contato direto com os alunos em um ambiente escolar onde as atividades feitas são avaliadas pelo próprio professor e há um prazo para que o aluno realize uma determinada tarefa, podendo este tirar suas dúvidas sempre que precisar. Como tutor, acredito que o objetivo maior seja o acompanhamento do processo pelo qual o aluno está passando, o tempo para realização de uma tarefa é mais flexível, mas na maioria das vezes, os diálogos “virtuais” não acontecem em tempo real. Ambos os profissionais são importantes nesse novo processo de inclusão digital, a figura do professor nunca vai desaparecer, mas este deve estar sempre em constante aperfeiçoamento e com a EaD, os alunos/docentes são capazes de desenvolver sua autonomia e aprendem como o auxílio de um tutor, alguém que os guia, mas que faz com que o aluno procure as respostas. O fato de uma parte do curso ser presencial faz com que tanto os professores, participantes do curso, quanto o tutor possam dividir suas experiências com colegas da mesma área.
Devemos então ressaltar a grande responsabilidade que temos, enquanto profissionais da educação, para que possamos estar preparados para atender as necessidades dos alunos, devemos nos atualizar, participar de cursos de capacitação, e outros que atendam as nossas necessidades e/ou especificidades como educador. Dessa maneira, a EaD está sendo bem vinda, afinal a tecnologia mais utilizada é o uso do computador, temos outras, como a televisão, o rádio e vídeo, mas acho que de todas o computador é o que mais utilizamos, seja para preparar as aulas, provas, trabalhos; pesquisar informações ou interagir com colegas de outras localidades, trocando ideias e experiências.
Em síntese, o computador é um grande facilitador na vida do professor, pois é peça-chave para que as interações ocorram, mesmo que não sejam em tempo real. Desta maneira, com um profissional bem atualizado e capacitado, com certeza, as aulas serão mais atrativas, seja pelo uso da internet nos laboratórios de informática ou o uso da TV pendrive em sala de aula.
Mudar eis a questão. Toda a mudança implica em rever conceitos,deixar para trás algo que está enraizado em nossa cultura profissional,porém,não podemos temer o novo e se as novas tecnologias aí estão,porque não utilizá-las e torná-las ferramentas de ensino-aprendizagem.
Concordo que a educação precisa se adaptar ao mundo tecnológico também, como em vários outros setores. Não podemos ficar para atrás, utilizando-nos de meios cansativos e rotineiros em nossas aulas, pois nossos alunos anseiam por novas formas de aprendizagem, já que o mundo ao redor deles está evoluindo a cada dia. Acredito que o mais importante para que isso comece a acontecer são politicas publicas voltadas a melhoria da educação. O governo tem que dar condições a escola e ao sua equipe pedagógica para inovar com responsabilidade. E também, é claro, precisamos contar com a boa vontade de nossos educadores.
OLá pessoal. Concordo com você Giselle que para todos tenham acesso as tecnologias é necessário políticas educacionais que invistam tanto na estrutura como na formação do professor.
O que devemos compreender é que o uso das tecnologias na educação podem determinar muitos avanços , democratizar e facilitar o acesso à informação para todos.
Sobre o texto Mudar pra valer:
Acredito que a maior mudança começará a partir de nós educadores, com uma reflexão sobre a realidade do nosso trabalho e as tecnologias que estão ao nosso redor, para as quais não podemos fechar os olhos tampouco dizer que não são relevantes no processo ensino-aprendizagem do 3.0 milênio.
A tecnologia está ao nosso alcance, sendo assim precisamos aderir a ela para que dessa forma a nossa prática pedagógica seja diferente. O professor como qualquer outro profissional, deve aperfeiçoar-se buscando novos meios que instiguem a curiosidade e claro acima de tudo o aprendizado por parte dos alunos. Acabamos no fim nos acomodando e por isso talvez a grande resistência ao novo, a insegurança, o medo entre outros.
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