sábado, setembro 30, 2006

Projeto sobre a água

Pesquisamos, mas agora precisamos relacionar "o que nós pesquisamos" com a questão principal do nosso projeto, que é, a "a água vai acabar?" e ainda falta a questão da molécula de água, como ela se forma. Também faz necessário evidenciar que devido a poluição da água, a água potável está tornando escassa.

Repensando PA

Hoje li, li, li,... fóruns, projetos, comentários,... Estou tentando aprender um pouco mais sobre PA, Entendo que, o que move a pesquisa, que oportuniza o aprendizado é a questão principal. Faz-se necessário a interação do grupo e também da intervenção do professor, com mais perguntas do que respostas. (Mas perguntas inteligentes). O aluno é sujeito, busca suas respostas, e o professor provoca e ajuda na compreensão de conhecimentos, a luz do construtivismo. (Preciso ler mais sobre o Construtivismo)

quarta-feira, setembro 20, 2006

PP e PA

Considerações sobre o texto "Diferenças e Similaridades entre Projetos de Pesquisa e de Aprendizagem"

O Projeto de Pesquisa (PP) envolve um tema de pesquisa, parte do contexto que o pesquisador escolher, gera compreensão do tema pesquisado e ainda possibilita que o pesquisador atue efetivamente sobre a questão, o pesquisador busca respostas para seus questionamentos.

O Projeto de Aprendizagem (PA) envolve um tema de pesquisa, parte da realidade do aluno, satisfaz sua curiosidade, o professor articula e orienta seus alunos, e estes atuam como agentes.

"O PA foi pensado como metodologia de abordagem em sala de aula" possibilitando vivência ao aluno, com isso contribuindo para que este desenvolva um PP com mais experiência com pesquisas.

Érika

quinta-feira, setembro 07, 2006

Mapa Conceitual 2 Projeto sobre a Água

Pesquisando e pensando o nosso projeto sobre a água, tentei confeccionar a segunda versão do mapa conceitual, agora tá faltando o comentário da equipe.
Referente ao software Cmap Tools, estou conseguindo manipulá-lo e achando muito interessante. Claro que a utilização pedagógica ainda não consigo utilizar, mas estou estudando muito para poder utilizá-lo como parte da informática, e então parte das mídias integradas.

sábado, agosto 19, 2006

Vivenciando PA

Pesquisar sobre a água e o porque ela irá acabar, não está sendo difícil, o que está complicado é entender quais os fatores que estão influenciando para a afirmativa de que a água irá acabar. Lendo, lendo,...discutindo com a Cláudia, estamos entendendo que é a água potável que irá acabar, devido ao aumento populacional dos últimos tempos e pela poluição da água potável existe, ficando cada vez mais restrita a água potável. Ainda não consegui encontrar como acontece a formação da molécula água, pois o Hidrogênio e o Oxigênio são gases estáveis, de difíceis reação. Mas vamos tentando...
Referente as discussões no fórum sobre PAs, estou tentando acompanhar, mas acabo mais questionando do que contribuindo. Acho que mudanças em métodos de ensino aprendizagem não são tão fáceis de perceber o que fica para trás. No caso dos PAs, conteúdos que ainda acredito serem importantes.

sexta-feira, julho 28, 2006

Projetos de Aprendizagem

Na semana presencial em Ctba tivemos a idéia do seria um Projeto de Aprendizagem. E a distância estamos vivenciando como aluno o desenvolvimento de um PA. E como aluno percebo o quanto preciso ler, ler,...interagir,...e muita dedicação. Engraçado que não fazemos "só" isso, ou seja, não nos dedicamos plenamente ao PA, nos preocupamos....onde isso vai dar!!E como estes PAs estariam inserindo na escola, em alguns momentos, alguns professores aplicariam, em todas as séries (EF e EM),...Inquietações...mas vamos tentar participar mais, questionar mais, ler mais,... e aprender mais. E é claro...vivenciar.

quinta-feira, julho 13, 2006

Projeto de Aprendizagem - ÁGUA

Este mapa representa o levantamento do nós entendemos pelo tema água. Acredito que o próximo passo seja encontrar ou ligar os elementos relacionado com a nossa pergunta principal. O que queremos colocar? Se exite um ciclo da água, então o volume de água não altera, então por que a água está acabando? Não poderia ocorrer junção de H e O, "fabricando" mais água?
Grupo 2. Cláudia, Érika e Lais.

Atividades desenvolvidas com mapas conceituais



Mapa conceitual sobre Projeto.
Grupo 11 - Cláudia, Érika, Éverson e Juana.









Mapa conceitual sobre Projeto de Aprendizagem.
Grupo 11 - Cláudia, Érika, Éverson e Juana.

Mapa conceitual

Mapa conceitual?!! E mapa conceitual de um projeto de aprendizagem. Isso mesmo. A confecção de uma mapa conceitual sobre o tema água, e a pergunta: Por que a água potável irá acabar? Deixou o nosso grupo, Cláudia, Érika e Lais, super preocupadas, discutimos, refletimos e ainda não conseguimos definir um caminho ou quais caminhos que poderíamos percorrer para encontrar a "resposta". Contudo, confeccionamos o nosso primeiro mapa conceitual retratando o nosso pensamento sobre o tema água. Mapa.

Confecção do "meu" blog

O blog está criado. Qual a função de um blog ou deste blog? Ahh..Postar as discussões, as reflexões de um trabalho realizado. E..criar um blog foi um pouquinho complicado, mas com a ajuda dos colegas de grupo, consegui concretizar esta página. Postar e como postar está sendo agora muito interessante, ainda não descobri muitos ícones, mas estamos tentando.

terça-feira, julho 11, 2006

Apresentação e Atividades iniciais

O início de todo curso traz muitas expectativas,... o que vou "aprender", como acontecerá esse aprendizado, será que acompanharei o ritmo do curso,...expectativas habituais; mas com este curso pretendo aprender "muito" sobre a tecnologia na educação, meios de interação, metodologias com o uso ferramentas tecnológicas, programas para uso educacional, aprendizado a distância...Vamos ver o que acontece...até o final deste curso.
Relato e reflexões sobre as minhas primeiras atividades em grupo (Claudia, Everson, Juana e Érika).
Definir ou escolher dez palavras que definem/remetem a Projeto, atividade inicial, pareceu ser simples, mas no decorrer desta atividade com auxilio/orientação dos professores tornou-se uma atividade que pudemos refletir muito a respeito do que é projeto, principalmente quando houve empate no número de palavras entre os grupos da turma 5, como justificar a permanência desta ou daquela palavra que melhor se enquadra entre as dez palavras, e muito mais reflexão/discusssão/aprendizado quando houve a construção e a socialização do mapa conceitual. Palavras..não, conceitos, como é meu entendimento? Estabelecer primeiramente os conceitos ou durante o desenvolvimento da atividade estar conceituando? Penso: durante o desenvolvimento da atividade estar conceituando e esclarecendo melhor como o outro ou o grupo pensa a respeito da significancia de cada uma das dez palavras interligadas que melhor representa Projeto. E mais, o manuseio da ferramenta (Cmap Tools) para sintetizar o pensamento do grupo a respeito de Projeto. O computador, o programa, a ferramenta foi utilizada como um meio para expor/representar/confeccionar o mapa e não como um fim, ou seja, como aprender simplesmente manipular uma ferramenta educacional.
Outra atividade: Criação de blogs. Nesta atividade fica claro o quão importante é o registro do processo de aprendizagem e também a visão, o entendimento do que foi trabalhado.