quarta-feira, dezembro 20, 2006
Entrando em férias...
E 2007 também é outra história... será que estaremos na CRTE... atuando como assessor?! Ou estaremos em sala de aula...
Vamos ver o que vai dar...
Feliz Natal!!!!!! Feliz Ano Novo!!!!! Viva 2007!!!!
sexta-feira, dezembro 08, 2006
Teste da conservação de subsâncias
terça-feira, novembro 21, 2006
Interação no grupo
E é durante o trabalho que nós vamos conhecendo um ao outro, descobrindo quem tem mais afinidade com o quê e do quê, pois eu acredito que todos nós somos diferentes, e cada um de nós temos suas potencialidades. Precisamos descobrir...
Interessante o que aconteceu no nosso grupo da Água, eu e Cláudia, quando uma dava sinal de vida a outra respondia, e assim fomos pesquisando, as duas colaborando. Mas sempre em contato via telefone.... Entendo que o ideal é o contato via wiki, mas pelo primeiro trabalho em conjunto, estamos mehorando e quem sabe caminhando para a EAD.
terça-feira, novembro 14, 2006
Mapa Conceitual 3
Sobre o mapa...conseguimos colocar a maioria dos conceitos estudados, mas...parece que ficou muito "grande" com muita informação. Vamos aguardar comentários..
quinta-feira, novembro 09, 2006
Empolgada com o PA
O PA, quando acontece com empenho,.... pegando firme na pesquisa,... na busca de respostas,... realmente fica interessante e empolgante.
Também percebo que a equipe desempenha papel importante no desenvolvimento do PA, no casa a Cláudia, pois ocorre interação, colaboração e complementação no que foi pesquisado, melhorando assim o todo. Está sendo muito bom ter a Cláudia como equipe. E... ainda bem que ela tem muita paciência, rs!...
E a comunicação à distância na base da tentativa, aos poucos vamos aprendedo.
Projeto sobre a água
segunda-feira, novembro 06, 2006
Atividades
Referente ao PA, esta semana, já que o prazo de términofoi prorrogado, tentaremos melhorar o nosso mapa conceitual.
Outra questão que também é nova para mim, refere-se aos PNEE, tenho que parar para pensar melhor sobre este assunto.
domingo, novembro 05, 2006
Avaliando o PA
E a interação, a comunicação também são dificuldades que não foram totalmente superadas no desenvolvimento deste PA, pois para que ocorra a interação no ambiente à distância faz necessário comunicar/escrever e deixar claro a intenção de modo regular de toda a equipe. Algo que nem sempre acontecia, pois a comunicação feita com a Cláudia acontecia mais via msn ou telefone, falhando no ambiente wiki.
Mas tentarei mudar e participar mais nos ambientes virtuais.
sábado, outubro 14, 2006
Avaliação no Construtivismo
Esta leitura traz a tona a discussão sobre estas duas estruturas que devemos levar em conta, a estrutural e o funcional, que muitas vezes avaliamos somente o produto do conhecimento deixando de lado o processo. E estas duas estruturas devem ser consideradas de modo coordenado entre si.
Correndo atrás do tempo....
sábado, setembro 30, 2006
Projeto sobre a água
Repensando PA
quarta-feira, setembro 20, 2006
PP e PA
Considerações sobre o texto "Diferenças e Similaridades entre Projetos de Pesquisa e de Aprendizagem"
O Projeto de Pesquisa (PP) envolve um tema de pesquisa, parte do contexto que o pesquisador escolher, gera compreensão do tema pesquisado e ainda possibilita que o pesquisador atue efetivamente sobre a questão, o pesquisador busca respostas para seus questionamentos.
O Projeto de Aprendizagem (PA) envolve um tema de pesquisa, parte da realidade do aluno, satisfaz sua curiosidade, o professor articula e orienta seus alunos, e estes atuam como agentes.
"O PA foi pensado como metodologia de abordagem em sala de aula" possibilitando vivência ao aluno, com isso contribuindo para que este desenvolva um PP com mais experiência com pesquisas.
Érikaquinta-feira, setembro 07, 2006
Mapa Conceitual 2 Projeto sobre a Água
Referente ao software Cmap Tools, estou conseguindo manipulá-lo e achando muito interessante. Claro que a utilização pedagógica ainda não consigo utilizar, mas estou estudando muito para poder utilizá-lo como parte da informática, e então parte das mídias integradas.
sábado, agosto 19, 2006
Vivenciando PA
Referente as discussões no fórum sobre PAs, estou tentando acompanhar, mas acabo mais questionando do que contribuindo. Acho que mudanças em métodos de ensino aprendizagem não são tão fáceis de perceber o que fica para trás. No caso dos PAs, conteúdos que ainda acredito serem importantes.
sexta-feira, julho 28, 2006
Projetos de Aprendizagem
quinta-feira, julho 13, 2006
Projeto de Aprendizagem - ÁGUA
Grupo 2. Cláudia, Érika e Lais.

