
sexta-feira, março 25, 2011
terça-feira, março 01, 2011
Oficina de Introdução à Educação Digital
Neste primeiro semestre estaremos ofertando Oficinas de Introdução à Educação Digital para Agentes Educacionais I e II.
Informações na CRTE do NRE de União da Vitória.
Informações na CRTE do NRE de União da Vitória.
sábado, julho 17, 2010
Oficina Software JClic- encerrada
Solicito encarecidamente aos cursistas concluintes da Oficina Software JClic do Núcleo Regional de Educação de União da Vitória 2010, a participação da Avaliação On-line do curso disponibilizado no seguinte endereço:
http://swebdesenv03.celepar.parana/limesurvey/index.php?sid=59253&lang=pt-BR
Att,
Érika Honda Minasse
http://swebdesenv03.celepar.parana/limesurvey/index.php?sid=59253&lang=pt-BR
Att,
Érika Honda Minasse
Jclic2010 uva
Check out this SlideShare Presentation:
Jclic2010 uva
View more presentations from Érika Minasse.
sexta-feira, julho 16, 2010
Encerramento da Oficina Software JClic
Parabéns aos cursistas concluintes da Oficina Software JClic do Núcleo Regional de Educação de União da Vitória, ocorrido no 1º semestre de 2010.
Confira a turma:
Ana Cristina da Silva Covalchuk
Célio Reginaldo Calikoski
Cláudia Regiane Ribeiro
Daniella Simas
Elaine Cristina Souza Gomes
Eliz Aparecida Bernardino
Emerson Luiz de Souza
Fabiana Benassi Carneiro
Gisele Karina Pysklevitz
Márcia Aparecida Woitowicz
Márcia Maria da Maia
Marines Terezinha Hoffmann Vieira
Osmir Ranieli Olinquevicz
Solange Kaminski
Vanessa Tavares Brito Pinheiro
Confira a turma:
Ana Cristina da Silva Covalchuk
Célio Reginaldo Calikoski
Cláudia Regiane Ribeiro
Daniella Simas
Elaine Cristina Souza Gomes
Eliz Aparecida Bernardino
Emerson Luiz de Souza
Fabiana Benassi Carneiro
Gisele Karina Pysklevitz
Márcia Aparecida Woitowicz
Márcia Maria da Maia
Marines Terezinha Hoffmann Vieira
Osmir Ranieli Olinquevicz
Solange Kaminski
Vanessa Tavares Brito Pinheiro
quinta-feira, julho 15, 2010
Atenção!
Estamos terminando a Oficina Software JClic.
Aguardo as atividades restantes de alguns cursistas e logo que possível disponibilizarei a lista dos concluintes da turma.
Informo também que foi encaminhado por e-mail uma lista de sugestões de sites com atividades em JClic coletada na 4ª atividade .
Aguardo as atividades restantes de alguns cursistas e logo que possível disponibilizarei a lista dos concluintes da turma.
Informo também que foi encaminhado por e-mail uma lista de sugestões de sites com atividades em JClic coletada na 4ª atividade .
sexta-feira, julho 02, 2010
5ª aula - Software JClic
Atividades à Distância
Postar neste blog, em comentários:
Relatório final sobre a Oficina Software JClic, identificando a turma, diagnosticando no curso os pontos positivos e negativos, os objetivos alcançados e os que faltaram, expectativas alcançadas e que ficaram a desejar, o conhecimento construído, sugestões e/ou reclamações e outros mais. Finalizando com uma auto avaliação do seu desempenho durante o curso.
Postar neste blog, em comentários:
Relatório final sobre a Oficina Software JClic, identificando a turma, diagnosticando no curso os pontos positivos e negativos, os objetivos alcançados e os que faltaram, expectativas alcançadas e que ficaram a desejar, o conhecimento construído, sugestões e/ou reclamações e outros mais. Finalizando com uma auto avaliação do seu desempenho durante o curso.
segunda-feira, junho 28, 2010
4ª aula - Software JClic
Atividades à Distância
Continuar o Plano de Trabalho Docente e as atividades em JClic a ser apresentados no último encontro presencial.
Comentar neste espaço sobre o vídeo: Uso Responsável da Internet
Continuar o Plano de Trabalho Docente e as atividades em JClic a ser apresentados no último encontro presencial.
Comentar neste espaço sobre o vídeo: Uso Responsável da Internet
Encaminhar para o e-mail "minasse@seed.pr.gov.br" sites pesquisados e indicados com atividades em JClic, com suas respectivas justificativas.
sexta-feira, junho 18, 2010
3ª aula - Software JClic
Atividades à Distância
Continuar o Plano de Trabalho Docente e as atividades em JClic a ser apresentados no último encontro presencial.
Comentar neste espaço sobre o texto: "Educação e Tecnologias: Mudar para Valer" de José Manuel Moran.
Continuar o Plano de Trabalho Docente e as atividades em JClic a ser apresentados no último encontro presencial.
Comentar neste espaço sobre o texto: "Educação e Tecnologias: Mudar para Valer" de José Manuel Moran.
domingo, junho 13, 2010
2ª aula - Software JClic
Atividades à Distância
Continuar o Plano de Trabalho Docente e as atividades em JClic a ser apresentados no último encontro presencial.
Pesquisar sites com atividades educacionais em JClic a ser postado na atividade da 4ª aula.
Comentar neste espaço sobre a questão abaixo:
“Ao dizermos que a integração do computador aos programas de ensino é algo que “tem um forte componente cultural”, estamos retomando a idéia... de que os professores atualmente em exercício, que têm a missão de preparar o terreno para esta “nova cultura”, foram formados em um cultura precedente, distanciados do manuseio da informática na vida cotidiana ou como recurso pedagógico, tecnologia essa que sequer existia nos moldes que hoje conhecemos. Conseqüentemente, é bastante comum que professores estabeleçam, implícita ou explicitamente, relações conflituosas com a informática, manifestando fobias de toda sorte, preconceitos, receios, insegurança, limitação de visão, etc (...) Vamos fazer uma análise de sua própria prática de formador de crianças, jovens e adultos, de seus receios e dificuldades em lidar com essa tecnologia nova em nosso cotidiano escolar. E não deixe de observar o que se passa em sua volta, com seus colegas e na escola de seus filhos.” (Lacerda, 2001, p.39-40)
Continuar o Plano de Trabalho Docente e as atividades em JClic a ser apresentados no último encontro presencial.
Pesquisar sites com atividades educacionais em JClic a ser postado na atividade da 4ª aula.
Comentar neste espaço sobre a questão abaixo:
“Ao dizermos que a integração do computador aos programas de ensino é algo que “tem um forte componente cultural”, estamos retomando a idéia... de que os professores atualmente em exercício, que têm a missão de preparar o terreno para esta “nova cultura”, foram formados em um cultura precedente, distanciados do manuseio da informática na vida cotidiana ou como recurso pedagógico, tecnologia essa que sequer existia nos moldes que hoje conhecemos. Conseqüentemente, é bastante comum que professores estabeleçam, implícita ou explicitamente, relações conflituosas com a informática, manifestando fobias de toda sorte, preconceitos, receios, insegurança, limitação de visão, etc (...) Vamos fazer uma análise de sua própria prática de formador de crianças, jovens e adultos, de seus receios e dificuldades em lidar com essa tecnologia nova em nosso cotidiano escolar. E não deixe de observar o que se passa em sua volta, com seus colegas e na escola de seus filhos.” (Lacerda, 2001, p.39-40)
quinta-feira, maio 27, 2010
1ª aula - Software JClic
Atividades à Distância
Iniciar o Plano de Trabalho Docente e as atividades em JClic a ser apresentados no último encontro presencial.
Assistir o vídeo "Do Sonho Aos Ares", elaborar um texto e encaminhar para o e-mail "minasse@seed.pr.gov.br", contendo suas reflexões considerando a seguinte situação:
"Como a história abordada no vídeo pode relacionar-se com a evolução tecnológica em geral e com a informática em particular? Essa evolução afeta nossas vidas? Como a informática pode modificar a sua vida profissional e pessoal? Alguma vez você sentiu necessidade de acessar a Internet? Para qual motivo?"
(p.27, Introdução à Educação Digital)
Iniciar o Plano de Trabalho Docente e as atividades em JClic a ser apresentados no último encontro presencial.
Assistir o vídeo "Do Sonho Aos Ares", elaborar um texto e encaminhar para o e-mail "minasse@seed.pr.gov.br", contendo suas reflexões considerando a seguinte situação:
"Como a história abordada no vídeo pode relacionar-se com a evolução tecnológica em geral e com a informática em particular? Essa evolução afeta nossas vidas? Como a informática pode modificar a sua vida profissional e pessoal? Alguma vez você sentiu necessidade de acessar a Internet? Para qual motivo?"
(p.27, Introdução à Educação Digital)
domingo, maio 16, 2010
Bem-vindos ao Curso Oficina Software JClic
Olá Professor(a) Cursista!
Nesta Oficina teremos 20 integrantes, todos profissionais da Rede Estadual de Educação do Paraná, comprometidos e apreendentes quanto aos conhecimentos frente as tecnologias existentes na escola.
Os cursistas estão divididos em dois grupos que terão os 5 encontros presenciais em datas diferentes.
Grupo A, terão seus encontros presenciais na 2ª feira de manhã no Colégio Estadual Astolpho Macedo.
Grupo B, os encontros acontecerão nas 3ª feiras à tarde no Colégio Estadual Túlio de França.
Este espaço tem como objetivo armazenar os registros das atividades desenvolvidas durante o curso nas 20horas à distância.
Desejo a todos um bom curso.
Nesta Oficina teremos 20 integrantes, todos profissionais da Rede Estadual de Educação do Paraná, comprometidos e apreendentes quanto aos conhecimentos frente as tecnologias existentes na escola.
Os cursistas estão divididos em dois grupos que terão os 5 encontros presenciais em datas diferentes.
Grupo A, terão seus encontros presenciais na 2ª feira de manhã no Colégio Estadual Astolpho Macedo.
Grupo B, os encontros acontecerão nas 3ª feiras à tarde no Colégio Estadual Túlio de França.
Este espaço tem como objetivo armazenar os registros das atividades desenvolvidas durante o curso nas 20horas à distância.
Desejo a todos um bom curso.
Oficina: Software JClic
Neste dia 31/05/10 inicio a minha 1ª Oficina do Software JClic com os professores da Rede Estadual de Educação do Núcleo Regional de Educação de União da Vitória. Esta oficina terá a seguinte estrutura: 20 horas presenciais (5 encontros) e 20 horas à distância. Estarei utilizando este espaço para registrar as atividades desenvolvidas no curso.
terça-feira, novembro 24, 2009
Curso concluído
Neste curso "Introdução à Educação Básica" pudemos estudar sobre o uso dos recursos tecnológicos de modo pedagógico, socializamos conhecimentos, compartilhamos idéias e juntos aprendemos o quanto é precioso estes momentos para a nossa formação.Agradeço a todos os Professores Cursistas que se dispuseram a participar e compartilhar momentos de muito aprendizado, no tangente as tecnologias educacionais.
Redimensionamos nosso conhecimento e acredito que podemos fazer a diferença em sala de aula, onde o maior beneficiado é o aprendizado do aluno.
Parabéns a todos que concluíram este curso, demonstrando profissionais de iniciativa e de compromisso com a Educação.
Turma 2009

Alice Lucia Rinaldi
Amalia Reberti Munhoz
Angelica Patricia Ubeda Requena
Clarice Neide Fernandes de Souza
Dulcelina Apª Pereira Fernandes
Guisleni Maria Zanda
Ilma Pereira de Souza Zamboni
Ilson Fuzinatto Filho
Leonilde da Silva Batista
Maria da Gloria Moura Fábio
Maria Luiza de Barros Almeida
Maria Odemira Gois Kergoat
Marina Aparecida Marques
Maristela Jurca de Souza
Roseli Marini
Sandra Maria Straube
Sonia Queiroz de Lima Costa
sexta-feira, novembro 13, 2009
Atenção!Estamos terminando o curso 40h do Proinfo, temos até o dia 15/11/09 para finalizar todas as atividades.
Para os cursistas que ainda não concluíram todas as atividades, foi encaminhado e-mails listado as atividades pendentes.
Aguardo as atividades restantes e logo que possível disponibilizarei a lista dos concluintes da turma.
quinta-feira, novembro 05, 2009
quarta-feira, novembro 04, 2009
Atividades a serem consideradas nas 20h à distância - Prazo 10/11/2009
Blog do Professor
1- Comentário sobre o vídeo “Fronteiras Digitais”.
Blog do Colega
1- Comentário sobre o texto de Moran.
E-mail do Professor
1- Formatar, Exportar para PDF e reenviar o texto L.I.V.R.O.
Blog do Cursista:
1- Apresentação, expectativa e imagem do ProInfo Integrado ;
2- Figura que melhor representa "tecnologia educacional” e justificativa;
3- Vídeo “Do sonho aos ares” e comentário;
4- E-mail e comentário;
5- Questão de Lacerda e comentário;
6- Blogs e comentário;
7- Texto de Moran e comentário;
8- Vídeo “O uso responsável da Internet” e comentário;
9- Vídeo sobre tecnologia na Educação e justificativa;
10- Proposta de trabalho utilizando recurso tecnológico;
11- Relatório Final.
1- Comentário sobre o vídeo “Fronteiras Digitais”.
Blog do Colega
1- Comentário sobre o texto de Moran.
E-mail do Professor
1- Formatar, Exportar para PDF e reenviar o texto L.I.V.R.O.
Blog do Cursista:
1- Apresentação, expectativa e imagem do ProInfo Integrado ;
2- Figura que melhor representa "tecnologia educacional” e justificativa;
3- Vídeo “Do sonho aos ares” e comentário;
4- E-mail e comentário;
5- Questão de Lacerda e comentário;
6- Blogs e comentário;
7- Texto de Moran e comentário;
8- Vídeo “O uso responsável da Internet” e comentário;
9- Vídeo sobre tecnologia na Educação e justificativa;
10- Proposta de trabalho utilizando recurso tecnológico;
11- Relatório Final.
terça-feira, novembro 03, 2009
Atividade à Distância - Aula 5
Postar no seu blog:
Proposta de trabalho (Slide ou Texto):
- Identificação;
- Objetivo;
- Conteúdo;
- Encaminhamento metodológico;
- Recurso tecnológico;
- Avaliação.
Relatório final sobre o curso Introdução à Educação Digital, diagnosticando os pontos positivos e negativos, os objetivos alcançados e os que faltaram, expectativas alcançadas e que ficaram a desejar, o conhecimento construído, sugestões ou reclamações e outros mais. Finalizando com uma auto avaliação do seu desempenho durante o curso.
Proposta de trabalho (Slide ou Texto):
- Identificação;
- Objetivo;
- Conteúdo;
- Encaminhamento metodológico;
- Recurso tecnológico;
- Avaliação.
Relatório final sobre o curso Introdução à Educação Digital, diagnosticando os pontos positivos e negativos, os objetivos alcançados e os que faltaram, expectativas alcançadas e que ficaram a desejar, o conhecimento construído, sugestões ou reclamações e outros mais. Finalizando com uma auto avaliação do seu desempenho durante o curso.
segunda-feira, outubro 26, 2009
Atividade à Distância - Aula 4
Assistir o vídeo “O uso Responsável da Internet”, linkar no seu blog e fazer comentário sobre o vídeo no próprio espaço do blog.
Visitar um blog do colega e postar comentários (sugestões, complementos, etc) sobre o texto de Moran “Educação e Tecnologias: Mudar para Valer”
Pesquisar vídeo sobre tecnologia na educação e inserir/linkar no seu blog, não esquecendo de comentar sobre o uso pedagógico deste vídeo.
Preparar material a ser apresentado no último encontro, ou seja, apresentar uma aula (aproximadamente de 15 min) em que o uso da tecnologia pode facilitar o aprendizado do aluno.
Visitar um blog do colega e postar comentários (sugestões, complementos, etc) sobre o texto de Moran “Educação e Tecnologias: Mudar para Valer”
Pesquisar vídeo sobre tecnologia na educação e inserir/linkar no seu blog, não esquecendo de comentar sobre o uso pedagógico deste vídeo.
Preparar material a ser apresentado no último encontro, ou seja, apresentar uma aula (aproximadamente de 15 min) em que o uso da tecnologia pode facilitar o aprendizado do aluno.
sexta-feira, outubro 16, 2009
Organizando-se para o 5º Encontro
A atividade para o 5º Encontro consiste, em dupla, apresentar uma aula (aproximadamente de 15 min) em que o uso da tecnologia pode facilitar o aprendizado do aluno na sua prática docente.
Assinar:
Postagens (Atom)