domingo, junho 13, 2010

2ª aula - Software JClic

Atividades à Distância

Continuar o Plano de Trabalho Docente e as atividades em JClic a ser apresentados no último encontro presencial.

Pesquisar sites com atividades educacionais em JClic a ser postado na atividade da 4ª aula.

Comentar neste espaço sobre a questão abaixo:
“Ao dizermos que a integração do computador aos programas de ensino é algo que “tem um forte componente cultural”, estamos retomando a idéia... de que os professores atualmente em exercício, que têm a missão de preparar o terreno para esta “nova cultura”, foram formados em um cultura precedente, distanciados do manuseio da informática na vida cotidiana ou como recurso pedagógico, tecnologia essa que sequer existia nos moldes que hoje conhecemos. Conseqüentemente, é bastante comum que professores estabeleçam, implícita ou explicitamente, relações conflituosas com a informática, manifestando fobias de toda sorte, preconceitos, receios, insegurança, limitação de visão, etc (...) Vamos fazer uma análise de sua própria prática de formador de crianças, jovens e adultos, de seus receios e dificuldades em lidar com essa tecnologia nova em nosso cotidiano escolar. E não deixe de observar o que se passa em sua volta, com seus colegas e na escola de seus filhos.” (Lacerda, 2001, p.39-40)

11 comentários:

enxertos de literatura disse...

Olá,Erika! A inserção da tecnologia no ensino é algo positivo, porque o professor e aluno acabam aprendendo juntos.Eu vejo na minha prática que muitas coisas que eu não sei no que se refere à informática eu aprendo à medida que desenvolvo atividades no laboratório de informática. Afinal de contas, os tempos são outros e é preciso se adequar às mudanças tecnológicas, porque elas representam avanços sociais. Se a gente se acomodar, ficaremos "para trás" e não
conseguiremos acompanhar as mudanças tecnológicas. Podemos até saber o conteúdo da nossa graduação, mas uma aula com a informática é uma aula prática.

Unknown disse...

Olá!
Não tenho nenhum receio com relação às tecnologias, muito pelo contrário gostaria de ter mais tempo disponível para aprender. Acredito que elas estão aí para nos auxiliar, facilitar nossas vidas e tornar o ensino mais dinâmico.
Mas com certeza ainda temos muitos professores que encontram dificuldades.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olá colegas! Sabemos que nas escolas ainda existem muitos educadores "com medo" do tal computador. Acho esse receio normal, pois a maioria de nós tivemos uma formação em um sistema totalmente diferente. Porém, o que não deve acontecer é justamente a acomodação, a crença de que "eu nunca vou aprender". Acredito que, como educadores, temos o dever de acompanhar as novas tecnologias que estão presentes em nosso sistema de ensino. Eu particularmente, busco me aperfeiçoar através de cursos, pois tenho consciência que isso me ajudará muito em meu desempenho profissional.

Unknown disse...

Oi!!
Concordo que o uso da informática na educação ainda está permeado de "medos", talvez porque seja uma prática ainda recente. No meu dia-a-dia, utilizo bastante a informática, não como eu gostaria porque sinto algumas dificuldades por falta de conhecimento. Acredito que um bom passo para a superação dessa mentalidade seja a oferta de capacitação para os profissionais da educação.

Unknown disse...

Olá Érika
Acredito que nós como transmissores do conhecimento precisamos estar "conectados" com essa era tecnológica, pois o nosso aluno está "antenado" com as novas tecnologias.
Não devemos temer o novo e sim fazer da tecnologia uma ferramenta que nos auxilie em nossa prática pedagógica.

Eliza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eliza disse...

A educação frente à acelerada evolução tecnológica que estamos vivenciando em todos os setores da sociedade precisa se impor e estar receptiva as modificações que o mundo exige. A escola tem que se comprometer e se renovar a cada dia que passa, caso contrário corre o risco de não ser atrativa e formativa para os alunos de hoje, com necessidades e interesses ajustados ao momento em que vivem. Neste sentido, o profissional deve ser um pesquisador permanente que se esteja preparado para acessar informações, analisá-las e discuti-las.

Osmir Ranieli disse...

Ola, bom concordo sim que tem muitos professores, que ainda resistem as tecnologias e aos recursos multimídia sim, mas também, já tivemos um grande avanço por parte da maioria dos educadores e também, e por todos os funcionários....
A tendência é cada vez mais ter um bom crescimento e um melhor desempenho entre todos...

Unknown disse...

Oi professora.

Com relação à utilização do computador como uma ferramenta pedagógica, suas facilidades e dificuldades de manuseio; remete-nos à parte histórica do surgimento das novas tecnologias e a maneira como elas são incorporadas e passam a fazer parte da vida das pessoas. É claro que, para os mais jovens, tudo é mais fácil, pois estudos comprovam que a plasticidade do cérebro para reter novos conhecimentos é bem maior do que uma pessoa de mais idade que está acostumada com os conhecimentos que já possui e acredita que não precisa e/ou não consegue aprender a utilizar o computador, por exemplo; o que acontece é que a quantidade de informações adquiridas torna-se menor e a pessoa precisa esforçar-se mais para apreender novos conceitos.
Pode-se perceber claramente a dificuldade de certas pessoas quando nos pedem ajuda para realizar qualquer atividade no computador: você explica, a pessoa faz, mas no outro dia, ela vai perguntar a mesma coisa; acontece o mesmo quando você ensina o seu avô a usar o controle remoto e ele prefere que você mude de canal; tem sempre alguém disposto a ajudá-lo, então por que ele vai se esforçar em tentar aprender? No que diz respeito à parte pedagógica, existe uma certa resistência de algumas pessoas, talvez porque achem difícil e acreditem que não ter capacidade. Porém, quando assumimos o compromisso de Educadores, assumimos também o papel de eternos aprendizes, afinal tudo ao nosso redor está em constante modificação e desenvolvimento; precisamos estar dispostos a adquirir novos conhecimentos para levá-los aos nossos alunos.
Com relação aos meus filhos, percebo que o conhecimento que eles já possuem em relação ao uso do computador é algo que eu não possuía na idade deles. Eles estão com 4 anos e meio (são gêmeos) e estão no jardim I, com aulas de informática 1 vez por semana, sabem ligar e desligar o computador sozinhos, manuseiam o mouse com bastante facilidade; no começo, se atrapalhavam um pouco, mas estão desenvolvendo a parte motora muito bem, gostam de jogos da memória, e outros. Acredito ser muito importante essa aprendizagem para o futuro deles.

Unknown disse...

O uso da tecnologia e principalmente da informática aliada a educação ainda é algo recente. Eu, por exemplo na faculdade, nunca fui ao laboratório de informática, não tínhamos acesso. Hoje claro, muitos tem acesso e também receio, mas temos que acompanhar a tecnologia para não ficarmos parados no tempo e claro com o objetivo maior que é tornar nossa prática mais atrativa para os alunos.